Blog

Inscreva-se na newsletter

Adaptação da criança adotiva

Adaptação da criança adotiva

Seu filho já está em casa, junto à nova família e a um ambiente totalmente novo e cheio de desafios. E agora, como lidar com a adaptação da criança adotiva, com as diferentes demandas nesse período inicial? Seja na convivência familiar, na escola ou mesmo quando o assunto são hábitos alimentares, há muito a ser trabalhado, por isso calma e…

Atitude Adotiva

Atitude Adotiva

Você sabe o que significa Atitude Adotiva? Como explicou Suzana Schettini, Diretora de Relações Públicas da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) esse conceito se aplica além do universo da adoção. “A Atitude Adotiva nos ensina sobretudo a respeitar as diferenças e singularidades do outro, a respeitar sua subjetividade e seu ser. Essa atitude deveria estar na…

Dados do acolhimento e da adoção

Dados do acolhimento e da adoção

Essa semana o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou um feito inédito, ao divulgar os dados consolidados e mais atualizados até agora do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), sobre a situação das crianças e adolescentes em situação de acolhimento, sobre a adoção e o acolhimento familiar no Brasil. Os dados estão mais precisos, é verdade. Mas de uma…

A importância do preparo para a adoção

A importância do preparo para a adoção

Vamos falar de um tema extremamente importante para quem pretende se candidatar ou mesmo para quem já está na fila para se tornar pai e mãe pela via da adoção: o preparo para a nova realidade. O IGA conversou com Sara Vargas, Presidente da ANGAAD – Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, e ela explica a importância do…

Crianças em casa: e agora?

Crianças em casa: e agora?

Em época de combate à disseminação do novo coronavírus, a mudança no dia a dia devido à quarentena pegou de surpresa não só os pais, mas também as crianças. Os efeitos dessa quebra de rotina nos pequenos, que agora passam mais tempo dentro de casa, precisam ser avaliados e trabalhados. Para os pais, acaba sendo hora de tomar novas posturas…

Educar com carinho: a força da convivência familiar

Educar com carinho: a força da convivência familiar

Como orientar uma família para lidar com as crianças e adolescentes no Acolhimento Familiar e na Adoção? Como lidar, sem julgamentos, com mães que abandonaram seus filhos e com as esperanças das crianças que aguardam por uma família? E mesmo sabendo que não há um “manual”, quais os conceitos que podemos ter como base ao acompanhar e orientar o desenvolvimento…

Como capacitar famílias acolhedoras

Como capacitar famílias acolhedoras

A Dra. em Psicologia Experimental e Mestre em Direito, Caroline Buosi Vellasco, estudou profundamente o Serviço de Acolhimento Familiar de Cascavel, PR, durante cinco anos, para fazer sua tese de doutorado pela PUC-São Paulo. Sua tese resultou em um “manual” de como capacitar famílias acolhedoras, com orientação sobre o conteúdo, métodos mais adequados para lidar com os acolhidos, práticas educativas…

2020 - Todos os direitos reservados .
O Instituto Geração Amanhã é uma organização sem fins lucrativos, laica e apartidária. Todas as fotos de crianças são meramente ilustrativas (banco de imagem). Não expomos crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, por respeito e conforme as orientações do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.