Março representa um mês importante para a disseminação da cultura do acolhimento familiar no Brasil. Nos dias 15 e 16 deste mês ocorreu o Encontro Nacional Sobre Acolhimento Familiar, transmitido ao vivo e disponível na Íntegra nos canais do Youtube do Ministério da Cidadania e da Rede SUAS – Sistema Único de Assistência Social, órgão que organiza o acolhimento em residências de famílias acolhedoras previamente selecionadas e capacitadas, até que seja viabilizado o retorno da criança ou adolescente  à família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

Além dos depoimentos das famílias acolhedoras, o evento contou com palestras de especialistas renomados no assunto em todo o mundo, como o Professor da Universidade de Sevilha (Espanha) e pesquisador da família, do desenvolvimento humano e sobretudo da proteção da criança, Jesús Palacios, além de Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, Secretária Nacional de Assistência Social.

Marcaram presença também Jane Valente, Assistente Social, mestre e doutora em Serviço Social, e Adriana Pinheiro, Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e em Políticas Públicas e Direitos Sociais. Inclusive, ambas são coordenadoras da plataforma de ensino à distância do Instituto Geração Amanhã. O evento contou ainda com outros profissionais de renome que trouxeram sua importante contribuição, e você pode conferir todos os palestrantes aqui.

Durante o encontro foi realizado o lançamento do Guia de Acolhimento Familiar e também de uma Cartilha Interativa baseada em seu conteúdo.

 

Encontro Nacional Sobre Acolhimento Familiar 1
Cartilhas que compõem o Guia de Acolhimento Familiar.

 

Os dois dias de evento contaram com apresentações sobre os principais benefícios do acolhimento familiar e também orientações práticas sobre a implementação e operacionalização do serviço.

Guia de Acolhimento Familiar

Composto por seis volumes, o Guia de Acolhimento Familiar oferece tudo o que você precisa saber sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora no Brasil, com as principais características, parâmetros e orientações para implementação, oferecendo subsídios teóricos, metodológicos e práticos para seu desenvolvimento, além de destacar os benefícios evidentes para as crianças e adolescentes acolhidos. Tem como objetivo apoiar e orientar atores interessados na ampliação e execução dos serviços no Brasil, como municípios, estados, organizações e profissionais.

Já a Cartilha Interativa Sobre Acolhimento Familiar traz um resumo dos pontos principais do Guia, com fácil acesso e visualização para computadores, smartphones e tablets.

A elaboração do Guia é fruto de uma parceria entre organizações da sociedade civil especializadas no tema, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e atores do Sistema de Justiça, que deu origem à Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora.

Encontro Nacional Sobre Acolhimento Familiar 2
Encontro Nacional Sobre Acolhimento Familiar contou com palestras de nomes importantes da área.

 

Coalizão Pelo Acolhimento em Família Acolhedora

Nascida em julho de 2020, a partir da percepção de que um novo passo em relação ao acolhimento familiar no país estava pronto para ser dado, a Coalizão Pelo Acolhimento em Família Acolhedora é um esforço conjunto de gestores, pesquisadores, organizações – entre elas o Instituto Geração Amanhã – e atores governamentais a fim de promover a ampliação do acolhimento familiar no Brasil. Queremos chegar a 20% de crianças e adolescentes acolhidos na modalidade até 2025. Atualmente, essa porcentagem é de apenas 4,9%.

 

Encontro Nacional Sobre Acolhimento Familiar 3
Atualmente apenas 4,9% das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade se encontram no acolhimento familiar.

 

Os benefícios que o acolhimento familiar proporciona para o acolhido, para a família acolhedora e para a sociedade como um todo são comprovados cientificamente. Assim, tendo em vista a urgência dessa mudança, atuamos estrategicamente em quatro eixos:

Informação da sociedade em geral, com aprofundamento e qualidade, sobre o que é o acolhimento familiar para crianças e adolescentes;

Formação, oferecendo diretrizes, materiais e conteúdos de qualidade, e fomentando espaços formativos;

Articulação com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente para que os diversos atores envolvidos na medida do acolhimento estejam comprometidos com o acolhimento familiar;

Mobilização da sociedade civil para fomentar a cultura de acolhimento e consolidar comunidades protetoras em torno das famílias, crianças e adolescentes.

E o trabalho já começou a render frutos! Além da publicação do Guia e da realização do Encontro Nacional de Acolhimento Familiar, realizamos a pesquisa “Fatores que favorecem e dificultam a implementação de Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora nos municípios brasileiros: perspectiva de gestores e equipes técnicas”, ocorrida em fevereiro de 2021 em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social, que trouxe um diagnóstico com a finalidade de compreender os processos envolvidos na implementação de serviços de família acolhedora nos municípios brasileiros, através de um diagnóstico dos fatores que favorecem e dificultam a implantação e consolidação deles.

Também foram criados kits para divulgação, contendo peças audiovisuais, digitais e impressas, que serão disponibilizadas na íntegra no mês de abril de 2022 para todos os interessados em auxiliar na mobilização das famílias acolhedoras.

Assista aos dois dias do Encontro Nacional de Acolhimento Familiar na Íntegra no Youtube, e baixe as seis edições que formam o Guia completo de Acolhimento Familiar no site oficial da Coalizão.

    se preferir, escreva para:

    info@geracaoamanha.org.br

    This message is only visible to admins.
    Problem displaying Facebook posts.
    Click to show error
    Error: Server configuration issue

    2024. Todos os direitos reservados © - O Instituto Geração Amanhã é uma organização sem fins lucrativos, laica e apartidária. Todas as fotos de crianças são meramente ilustrativas (banco de imagem). Não expomos crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, por respeito e conforme as orientações do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.