Situação Atual

Fonte: SNA - CNJ

Em 24 de Abril de 2024

0
Total de Acolhidos no Brasil
0
Em acolhimento Institucional
0
Em Família Acolhedora
0
Pretendentes cadastrados para adotar
0
Crianças e adolescentes disponíveis para adoção
0
Crianças e adolescentes em processo de adoção

A obtenção de dados estatísticos precisos e atualizados, da adoção e do acolhimento familiar no Brasil, tem sido um enorme desafio.

Já existem números confiáveis em relação ao total de crianças e adolescentes acolhidos no Brasil. Também há dados dos que estão disponíveis e/ou em processo de adoção, assim como dados sobre o perfil dos pretendentes/habilitados que desejam adotar. Embora seja uma obrigação legal abrir um processo judicial e cadastrar no SNA/CNJ qualquer acolhimento ou adoção, temos consciência de que vivemos em um país com dimensões continentais, onde os recursos tecnológicos, humanos e financeiros não são equalizados.

Em agosto de 2018, o Conselho Nacional de Justiça lançou o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), que uniu em uma mesma plataforma dados atualizados diariamente do acolhimento e da adoção no Brasil – e pela primeira vez passou a discriminar se o acolhimento é institucional ou familiar. A partir de março de 2020, abriu ao público o acesso sobre dados do acolhimento de crianças e adolescentes, adoções realizadas a partir de 2019, pretendentes cadastrados para adotar e crianças disponíveis para adoção. Para ter acesso ao primeiro relatório completo sobre os dados da adoção e do acolhimento, clique aqui.

O compromisso do Instituto Geração Amanhã é tornar públicas essas informações e divulgá-las amplamente. A realidade é que hoje os números de acolhimento e de adoção no Brasil traduzem uma trágica realidade e a necessidade urgente de mudanças.

    se preferir, escreva para:

    info@geracaoamanha.org.br

    This message is only visible to admins.
    Problem displaying Facebook posts.
    Click to show error
    Error: Server configuration issue

    2024. Todos os direitos reservados © - O Instituto Geração Amanhã é uma organização sem fins lucrativos, laica e apartidária. Todas as fotos de crianças são meramente ilustrativas (banco de imagem). Não expomos crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, por respeito e conforme as orientações do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.