Primeira Infância

A importância da Primeira Infância

A neurociência comprova o que muitos estudos da psicologia já afirmavam: o que acontece nos primeiros anos fará diferença para toda a vida! Entre os 0 e os 6 anos, período conhecido como Primeira Infância, é a época que o cérebro está em desenvolvimento mais intenso, mais aberto a novos aprendizados e, principalmente, é quando se constrói a base para o funcionamento do nosso cérebro ao longo de toda a vida.

Por isso é tão importante entender os conceitos como neuroplasticidade, períodos sensíveis, janelas de oportunidade e outros conhecimentos com ênfase na Primeira Infância. Cuidadores com esses conhecimentos conseguem atuar de maneira mais efetiva para ajudar no desenvolvimento das crianças, para que se tornem adultos saudáveis.

Série Saber Mais

Vídeos e Materiais Complementares

Desenvolvemos uma série de vídeos e materiais complementares dentro do tema da Primeira Infância para que  profissionais, pais e cuidadores tenham acesso a esses importantes estudos e descobertas. Basta clicar nos links abaixo.

Primeira Infância e neurociência

Teorias do Desenvolvimento Humano

Primeira Infância e a criança como sujeito de direito

Outros Vídeos

Veja outras produções sobre o tema da Primeira Infância

“O estresse tóxico prejudica o desenvolimento saudável” – Vídeo produzido pelo Center on the Developing Child e traduzido /adaptado pelo NCPI

” A importância do contato físico” – Pílula do filme O Começo da Vida

Artigos

Clique nas fotos para ver os títulos e ler os artigos que publicamos sobre o tema da Primeira Infância.

    se preferir, escreva para:

    info@geracaoamanha.org.br

    This message is only visible to admins.
    Problem displaying Facebook posts.
    Click to show error
    Error: Server configuration issue

    2024. Todos os direitos reservados © - O Instituto Geração Amanhã é uma organização sem fins lucrativos, laica e apartidária. Todas as fotos de crianças são meramente ilustrativas (banco de imagem). Não expomos crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, por respeito e conforme as orientações do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.