Nascemos da convicção de que toda criança e adolescente merece crescer e viver com o afeto de uma família e por essa causa lançamos o nosso Manifesto:
Acreditamos que uma infância
na qual exista afeto de uma família provendo vínculos seguros e estáveis, criará adultos empáticos e equilibrados, que respeitam o próximo e têm condições de desenvolver seu potencial. E essa é a base para uma sociedade mais justa e igualitária.
Sabemos que o direito à convivência
familiar e comunitária assegura não só a estabilidade emocional, mas também o desenvolvimento neurológico, psíquico, motor e social na primeira infância.
Somos movidos pela certeza de que
apesar de haverem muitas pessoas e grupos trabalhando pelos direitos das crianças e adolescentes no brasil e no mundo, ainda há muito o que ser feito por eles.
Diariamente levamos conteúdo relevante
sobre adoção e acolhimento familiar, para diferentes esferas da sociedade, na esperança de que as milhares de crianças e adolescentes brasileiros à espera de uma família, possam ter esperança e deixem de ser “invisíveis”.
Traduzimos essas necessidades em
projetos de conscientização e informação, para que cada vez mais pessoas saibam que o acolhimento familiar é a medida protetiva preferencial por lei no brasil e que o sistema de adoção, apesar dos avanços dos últimos anos, ainda está longe de ser um sistema eficaz do ponto de vista das crianças que esperam a chegada de quem as adotem.
E para tanto queremos:
- Juízes que, respeitando todos os trâmites das leis, tenham uma atuação ágil e humanizada, para que os prazos se pautem mais pelo tempo da infância do que pelo tempo da burocracia;
- Mais programas de acolhimento familiar implantados, funcionando em todos os municípios brasileiros;
- Atuação efetiva da rede pública em todas as esferas de apoio à infância e adolescência, sobretudo em saúde e educação;
- Uma sociedade informada e sensibilizada, atuando na mudança dessa realidade, com participação efetiva, seja como família acolhedora, seja ajudando a cobrar as esferas públicas para que se faça cumprir as leis e agilizar os processos referentes ao acolhimento familiar e à adoção.
Sonhamos com e lutamos por um mundo em que as crianças tenham o direito de brincar, de estudar e de ser feliz, para que possam, com dignidade, ocupar o espaço que lhes cabe na geração do amanhã.
Para ler ou baixar o Manifesto IGA em PDF clique aqui.