Nascemos da convicção de que toda criança e adolescente merece crescer e viver com o afeto de uma família e por essa causa lançamos o nosso Manifesto:

Acreditamos que uma infância

na qual exista afeto de uma família provendo vínculos seguros e estáveis, criará adultos empáticos e equilibrados, que respeitam o próximo e têm condições de desenvolver seu potencial. E essa é a base para uma sociedade mais justa e igualitária.

Sabemos que o direito à convivência

familiar e comunitária assegura não só a estabilidade emocional, mas também o desenvolvimento neurológico, psíquico, motor e social na primeira infância.

Somos movidos pela certeza de que

apesar de haverem muitas pessoas e grupos trabalhando pelos direitos das crianças e adolescentes no brasil e no mundo, ainda há muito o que ser feito por eles.

Diariamente levamos conteúdo relevante

sobre adoção e acolhimento familiar, para diferentes esferas da sociedade, na esperança de que as milhares de crianças e adolescentes brasileiros à espera de uma família, possam ter esperança e deixem de ser “invisíveis”.

Traduzimos essas necessidades em

projetos de conscientização e informação, para que cada vez mais pessoas saibam que o acolhimento familiar é a medida protetiva preferencial por lei no brasil e que o sistema de adoção, apesar dos avanços dos últimos anos, ainda está longe de ser um sistema eficaz do ponto de vista das crianças que esperam a chegada de quem as adotem.

E para tanto queremos:

  • Juízes que, respeitando todos os trâmites das leis, tenham uma atuação ágil e humanizada, para que os prazos se pautem mais pelo tempo da infância do que pelo tempo da burocracia;
  • Mais programas de acolhimento familiar implantados, funcionando em todos os municípios brasileiros;
  • Atuação efetiva da rede pública em todas as esferas de apoio à infância e adolescência, sobretudo em saúde e educação;
  • Uma sociedade informada e sensibilizada, atuando na mudança dessa realidade, com participação efetiva, seja como família acolhedora, seja ajudando a cobrar as esferas públicas para que se faça cumprir as leis e agilizar os processos referentes ao acolhimento familiar e à adoção.

Sonhamos com e lutamos por um mundo em que as crianças tenham o direito de brincar, de estudar e de ser feliz, para que possam, com dignidade, ocupar o espaço que lhes cabe na geração do amanhã.

Para ler ou baixar o Manifesto IGA em PDF clique aqui.

    se preferir, escreva para:

    info@geracaoamanha.org.br

    This message is only visible to admins.
    Problem displaying Facebook posts.
    Click to show error
    Error: Server configuration issue

    2024. Todos os direitos reservados © - O Instituto Geração Amanhã é uma organização sem fins lucrativos, laica e apartidária. Todas as fotos de crianças são meramente ilustrativas (banco de imagem). Não expomos crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, por respeito e conforme as orientações do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.