LÍDIA NATÁLIA DOBRIANSKYJ WEBER

VOLTAR PARA PÁGINA DO CONGRESSO        

QUERO FAZER MINHA INSCRIÇÃO AGORA

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela USP com pós-doutorado em Desenvolvimento Familiar pela UnB; professora sênior do mestrado e doutorado em Educação da UFPR. Autora de centenas de artigos e 13 livros, entre eles, “Eduque com Carinho” e “Pais e filhos por adoção no Brasil”. Realiza pesquisas e palestras com os temas: Práticas educativas parentais; Abandono e Adoção e Relacionamento Amoroso.

Titulação: Psicóloga desde 1980; Professora aposentada do e Pesquisadora do Departamento de Psicologia da UFPR e atual professora e pesquisadora sênior do Mestrado e Doutorado do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná; Especialista em “Antropologia Filosófica” e Especialista em “Origens Filosóficas e Científicas da Psicologia”; Mestre e Doutora em Psicologia Comportamental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Desenvolvimento Familiar pela Universidade de Brasília.

Produção Científica: autora/organizadora de 13 livros: ”Eduque com carinho: equilíbrio entre amor e limites, 6a. edição; em 2011 foi traduzido para o espanhol (Eduque con cariño)”; “Programa de Qualidade na Interação Familiar: um manual para aplicadores”; “Laços de Ternura: pesquisas e histórias de adoção”; “Aspectos psicológicos da adoção”; “Pais e filhos por adoção no Brasil: características, expectativas e sentimentos”, “O filho por adoção: um manual para crianças”; “Filhos adotivos, pais adotados”; “Filhos da Solidão: institucionalização, abandono e adoção”; “Análise Experimental do Comportamento”; “Família e desenvolvimento: visões interdisciplinares”; “Pesquisando a família: instrumentos para coleta e análise de dados”; “Adote com carinho: um manual sobre aspectos essenciais da adoção”; “Professores e estilos de liderança”.

Possui ainda mais de 150 publicações (artigos científicos, artigos técnicos, artigos de divulgação, comunicações etc.), mais de 400 trabalhos apresentados e dezenas de convites como palestrante convidada em congressos nacionais e internacionais, tendo recebido um prêmio de 1o. lugar pelo trabalho apresentado no congresso da Association Francophone de Psychologie et Psychopathologie de l’enfant e de l’adolescent em Paris.

Participou como consultora e foi entrevistada para mais de 1000 matérias de revistas, jornais, rádio e TV, entre elas, as Páginas Amarelas da revista Veja em junho de 2004, revista Crescer em Família, Globo Repórter, Fantástico. Durante três anos assinou uma coluna mensal na Revista portuguesa Saber Viver.

Trabalha, com intervenção e pesquisa, com os temas “Estilos e Práticas Educativas Parentais”, “Desenvolvimento Infantil”, “Institucionalização, abandono e adoção”, “Relacionamento Amoroso”, sempre com o foco na Psicologia Positiva. Ministra diversos cursos de treinamento e capacitação na área da Infância, Psicologia Positiva, Adolescência e Família e Relacionamento Amoroso.

Cargos: Foi membro da diretoria do Conselho Regional de Psicologia do Paraná de 1987 a 1992; Correspondente Internacional da revista francesa Le Journal de Psychologues de 1996 a 2000; Membro das seguintes associações: American Psychological Association, Society for the Research of the Child Development; International Society for the Behavioura Development;  International Society for the Protection on Child Abuse and Neglect, International Association of Positive Psychology e acreditada como Analista do Comportamento pela Associação Brasileira de Psicologia e Psicoterapia Comportamental (ABPMC). Fundadora e Diretora do Departamento Científico do Projeto Recriar: Família e Adoção de 1996 a 1998; Editora da Revista científica Interação em Psicologia de 2001 a 2006. Idealizadora e Coordenadora do Projeto Criança: Desenvolvimento, Educação e Cidadania, projeto de extensão da UFPR que disponibiliza informações psicológicas para comunidades carentes; fundadora e coordenadora do Núcleo de Análise do Comportamento da UFPR por 15 anos; atualmente membro do Conselho Científico da Association Francophone de Psychologie et Psychopathologie de l’enfant e de l’adolescent. Em 2018 foi escolhida, pelo seu trabalho, como Psicóloga do Ano no Paraná.

    se preferir, escreva para:

    info@geracaoamanha.org.br

    This message is only visible to admins.
    Problem displaying Facebook posts.
    Click to show error
    Error: Server configuration issue

    2024. Todos os direitos reservados © - O Instituto Geração Amanhã é uma organização sem fins lucrativos, laica e apartidária. Todas as fotos de crianças são meramente ilustrativas (banco de imagem). Não expomos crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, por respeito e conforme as orientações do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.