Existem diversas formas de violência contra crianças e adolescentes. Muitas delas são cometidas por quem deveria exercer o papel de protetor da criança, o que gera subnotificações e dificulta a identificação dessas violências para a tomada das devidas medidas de proteção. Por isso, é necessário que toda a sociedade esteja atenta, saiba identificar os sinais e conheça os meios e canais para denunciar e ajudar na defesa das crianças e adolescentes.
Podemos citar como formas de violência mais frequentes: a negligência, o abandono, a violência física, que pode chegar ao homícidio, a violência sexual, que se divide em abuso e exploração sexual e a violência psicológica (associada à outras violências, na maioria das vezes). Mais recentemente, o bullying e o cyberbullying também foram acrescentados à lista das violências psicológicas, com graves consequências à saúde mental das crianças e adolescentes.

Quer saber mais?
Curso Gratuito
O Instituto Geração Amanhã em parceria com a psicóloga Carolina Bernardo, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, disponibiliza de forma totalmente gratuita, o curso “Violência contra crianças e adolescentes – perfil psicológico e sinais de alerta”, para todos os interessados em defender os direitos das nossas crianças.
O curso é composto por 7 aulas e tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre as possíveis violências sofridas por crianças e adolescentes e como podemos ajudar na prevenção, combate e enfrentamento desse grave problema que atinge crianças e adolescentes de todas as idades e classes sociais.
Informações Relevantes
Atualizações nas leis, novidades sobre eventos e demais informações sobre a prevenção e o combate a violência contra e adolescentes são temas dos artigos do nosso blog.
E para consultar publicações especializadas, estatísticas e outros conteúdos acesse também a nossa biblioteca